Responsabilidade social

O homem, e, de uma maneira geral, todo o ser racional existe como um fim em si mesmo, não só como meio para o uso arbitrário desta ou daquela vontade.” – Kant.

Este princípio basilar do respeito pela dignidade humana tem corolários práticos que se consubstanciam no conceito de responsabilidade social, e que promovem a melhoria das condições de vida nas organizações sociais, em geral, nas instituições e nas empresas, em particular.

Pois, a adoção de práticas de gestão socialmente responsáveis traz benefícios indiscutíveis, na medida em que permitem a sustentabilidade a longo prazo das organizações, das instituições e das empresas e fomentam o sucesso almejado.

rsAssim, um dos benefícios principais consiste precisamente numa otimização da adesão das pessoas aos objetivos prosseguidos por essas mesmas organizações ou empresas, quer se trate de colaboradores ou trabalhadores, quer se trate de clientes ou investidores, atuais ou futuros, dada a confiança que se estabelece através da assunção de medidas demonstrativas de uma preocupação constante com as questões sociais relevantes.

Ora, a sustentabilidade das organizações, instituições e empresas depende da sustentabilidade da natureza (terra, biodiversidade e ecossistemas, ambiente, recursos naturais), e da sustentabilidade da comunidade (património histórico e cultural). E só com base nessa sustentabilidade podemos alcançar o desenvolvimento, sendo que este depende, também, do desenvolvimento pessoal (infância, educação e civismo, expectativas pessoais, formação, informação), mas também do desenvolvimento da economia (otimização das condições de produção e produtividade, fomentação do consumo) e ainda do desenvolvimento da sociedade (otimização da capacitação de todos para o todo social).

Para atingir esse desiderato, a Valsa dos Sentidos tem várias soluções para responder às preocupações sociais da sua organização, instituição ou empresa, designadamente organizando conferências e colóquios, happy hours e coffee breaks, jantares de empresa, visitas guiadas, espetáculos, planos individuais e coletivos de desporto, aventura, natura, tranquilidade e serenidade.